Anna Mariah Comodos


sem título

Os materiais de que são feitas as obras de arte podem dizer muito sobre elas. Observe estes diferentes materiais nas obras que lhe cercam. 

Agora, volte sua atenção à obra da artista paranaense Anna Mariah Comodos e perceba como ela utiliza a tela de nylon como material e o tricô, como técnica. A composição é organizada de modo a ser exposta na parede, colocando em dúvida a característica de um objeto tridimensional. 

Aproxime-se e repare como a artista entrelaça cuidadosamente os fios de nylon, dando um aspecto de leveza à composição dessa obra. Experimente observar de longe.

Você considera essa associação de elementos – nylon e tricô – comum? O uso de fios feitos de um material mais rígido, em vez de fios de lã ou algodão, lhe causa alguma sensação? É quente ou frio? Áspero ou macio?

Esta obra lhe traz alguma memória afetiva? 

O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.

Ver programa

Conteúdo Relacionado

Consulte a seção de

Perguntas frequentes sobre o Educativo

Visite o MON.

Planeje sua visita

CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Eventos, exposições e outras atividades no MON.